quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ben Folds Five - Whatever And Ever Amen


Bom, seguindo o modelo já utilizado por dois colegas do blog, também começarei a postar - inicialmente - alguns dos discos que gosto muito e que consigo ouvir do início ao fim várias vezes, sem parar (e para tanto, salvem os MP3 Players, o Windows Media Player e tantos outros programas e aparelhos com a função Repeat).

Porém, não vou ficar fazendo resenhas de discos. Já há tantas por aí, inclusive deste e de outros discos que vou postar ainda, portanto farei algo BEM pessoal.

Então... como começar... hmmmm, vejamos... ah, sim, a banda!

A banda deste disco fantástico chama-se Ben Folds Five. Uma das tantas bandas maravilhosas que surgiram nos tão difamados anos 90 por conta de N Sync's e Britney Spears da vida... Mas, como disse, é uma banda fantástica! Apesar do nome, Ben Folds Five, a banda era um trio inigualável, composto por um pianista (Ben Folds), um baixista (Robert Sledge) e um baterista (Darren Jessee). Uma banda expecionalmente foda (na melhor acepção da palavra - e sim, procurei como se escreve "acepção" no dicionário!) e divertida, como se pode notar pela definição que eles mesmos davam para seu som (Punk Rock for sissies) e pela resposta de Ben Folds para um jornalista, conforme conversa transcrita abaixo:

Jornalista: Por que o nome da banda é Ben Folds Five se a banda é formada por três integrantes?
BF: Ah, eu acho que Ben Folds Five soa melhor que Ben Folds Three...

Minha iniciação nessa banda começou num dia de ócio extremo. Usando o para mim extinto Kazaa, cansado de ouvir as mesmas coisas, tive uma idéia brilhante: "vou procurar palavras aleatórias, achar umas músicas e ouvir coisas novas!". Nessa brincadeira, digitei a palavra dwarf (anão em inglês). Entre outras músicas que não me agradaram tanto, apareceu a soberana, majestosa e impagável música One Angry Dwarf and 200 Solemn Faces. Só de ouvir o primeiro segundo da música, com aquele piano martelado de maneira espetacular, apaixonei pelo som. Logo procurei mais músicas e logo estava com este álbum todo no computador, ouvindo cada segundo atentamente!

Bom, chega de blá-blá-blá. Sobre o disco! Whatever And Ever Amen é a obra prima da curta carreira do Ben Folds Five. O álbum contém 12 faixas geniais, variando de agitações desdenhosas, passando por melancolias emocionantes até chegar em festas extasiantes! Algumas pérolas musicais (e até mesmo videoclípticas!) estão dentro desse trabalho, como a faixa já citada acima, e uma das músicas mais lindas que já ouvi na vida - Selfless Cold And Composed (5ª faixa) -, que me faz chorar copiosamente até hoje quando a escuto.

Kate é outra faixa que merece menção. Uma declaração um tanto quanto... diferente e estranha? É, acho que pode-se dizer que sim. Na verdade, uma declaração pra uma mulher diferente. E mais legal ainda é ver o video-clipe da música! Como o povo que postou esse clipe no YouTube desativou o item de incorporação, vou colocar o link do clipe aqui e vocês vão lá ver, tá? Lá vai: http://www.youtube.com/watch?v=lLkVOvHn-sU. E pode clicar sem medo, fi, não é vírus não!

O grande sucesso do disco é Brick. É capaz até de vocês já terem escutado alguma vez e ficado com aquela pergunta na cabeça: "Muito legal! Mas o que é isso que tá tocando?"

Ouçam também Missing The War, que já transmitia aquele lance do cara que perde e vive depois disso bem antes do Los Hermanos (não que estes sejam ruins, au contraire!); Steven's Last Night In Town, divertidíssima e que chega até a citar Linda McCartney (!); e Song For The Dumped, a música perfeita para se dizer para aquela ex que ficou dando nojo e que agora você não quer mais ver nem pintada de ouro na sua frente, cujo refrão - já traduzido, lógico - diz "dê-me meu dinheiro de volta, sua vaca / Eu quero meu dinheiro de volta / e não se esqueça de me devolver minha camiseta preta".

Além dessas, o álbum ainda tem outras pérolas, mas levaria uma eternidade pra escrever sobre todas elas, e outra para vocês lerem todas (e eu já tou achando esse post muito grande!). É como disse o apresentador do Sessions At West 54th, excelente e extinto programa de shows norte-americano do qual o Ben Folds Five fez parte uma vez, "se você já ouviu essa banda, você é um grande fã. Se ainda não ouviu, está prestes a se tornar um". Portanto, baixem o disco pelo link abaixo, ouçam e comentem!

(pelo 4shared) http://www.4shared.com/file/6145223/e981681c/Whatever_And_Ever_Amen__1997_.html

Abraços a todos!

Roderick van Rodregfus

6 comentários:

Unknown disse...

esse blog ta a cara de vcs mesmo!!! quero postar oq eu gosto de ouvir tbm. e ai como q faz;;

e rods;;; desculpa, to off pra tudo mas eh sem querer, coisas do coracao. hahahahã

Rodrigo Mota disse...

acontece!

Rodrigo Mota disse...

está banda eu não conhecia!

Baixei, vou escutar!!

Anônimo disse...

Muito bom! n conhecia..

valeu pela dica!

Rebéca C. Leite disse...

Taeee... Curti o blog... Vou colocar nos favoritos do meu [http://exp-sound.blogspot.com/]

Unknown disse...

Muito legal o estilo BEM pessoal e nada jornalístico característico do blog... Gostei mesmo, é muito bom ler o diário musical de homens...rs